Reeducação Alimentar

Precisamos mesmo de Reeducação Alimentar? Nossa educação alimentar começa ainda no berço, na amamentação, para ser mais exato. Quando crescemos, temos contato com diversas pessoas, de faixas etárias e costumes diferentes. Incrível que, nesse período, é comum “aprendermos” a comer somente aquilo que achamos gostoso. Gostar do que é gostoso não é o problema. O fato é que muitos dos produtos industrializados possuem conservantes e aditivos químicos a fim de manter ou mesmo melhorar o sabor. E tais aditivos podem trazer conseqüências quando consumidos em excesso, ou a longo prazo. E mesmo alguns alimentos de preparo natural também devem ter…
READ ARTICLE

Obesidade

A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo. Para o diagnóstico em adultos, o parâmetro utilizado mais comumente é o do índice de massa corporal (IMC). O IMC é calculado dividindo-se o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado. É o padrão utilizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que identifica o peso normal quando o resultado do cálculo do IMC está entre 18,5 e 24,9. Veja a tabela completa e descubra o seu IMC aqui. Para ser considerado obeso, o IMC deve estar acima de 30. A obesidade é fator de risco para uma…
READ ARTICLE

Nutrogeriatria

A prevenção de doenças em idosos pode ser conseguida através de algumas mudanças nos hábitos de vida tais como: uma alimentação mais adequada, atividades físicas, busca do equilíbrio emocional, o controle do tabagismo, da obesidade e do uso abusivos de drogas. De acordo com a cronologia, são considerados idosos aqueles indivíduos que estiverem com idade acima de 60 anos, para países em desenvolvimento e 65 anos, para países desenvolvidos. Pois, é a partir desta idade que os órgãos vão ficando mais frágeis, com mais facilidade para adquirir doenças devido à gradual perda da capacidade funcional. Por isso, nessa época da…
READ ARTICLE

Intolerância Alimentar

Quais as principais diferenças entre Intolerância Alimentar e Alergia? Devemos diferenciar dois conceitos distintos com manifestações clínicas diferentes: Alergia alimentar Processo mediado por IgE e desencadeado por proteínas do alimento em causa com manifestações clínicas imediatas de fácil estabelecimento de relação causa-efeito. Intolerância alimentar Processo complexo e difícil de detectar com manifestações clínicas variadas de característica insidiosa por vezes difícil de diagnosticar e relacionar com o alimento.Na intolerância alimentar a formação de anticorpos IgG dirigidos a proteínas de alimentos tem um papel importante no processo fisiopatológico. Na intolerância a um determinado alimento a sua ingestão continuada leva à alteração do…
READ ARTICLE

Fale Conosco